Inteligência emocional em favor do seu negócio



Vivemos dias em que os dias de concorrência cada vez mais acirrada onde se faz imprescindível ter inteligência para tomar decisões acertadas e posicionar-se um passo à frente. No entanto, mais do que um processo automático, o penso deve passar por um processo de gerenciamento de emoções que nos impulsionam a tomar as melhores escolhas conforme situações, oportunidades e, logicamente, o mercado.


É aí que entra a Inteligência Emocional, conceito proposto pelo psicólogo norte americano, que defende que uma pessoa que reconhece suas emoções e as gerencia tem maior facilidade em entender seus efeitos e usar essa informação para orientar o modo de se pensar e de se comportar frente à diversas situações. Consequentemente as decisões tomadas tendem a ser as mais efetivas.


Um conceito que pode ser aplicado em diversas áreas da vida, cai como uma luva no mundo dos negócios. Cada vez mais precisamos agregar aos nossos conhecimentos técnicos a capacidade de lidar com nossas emoções – e de quem nos rodeiam.


Gerir um negócio por si só é uma tarefa repleta de desafios: decisões a serem tomadas, metas para serem batidas, pressão do mercado. Nesse contexto, ter equilíbrio emocional é crucial para manter a cabeça no lugar. Só assim é possível a prevenção contra problemas sérios que podem minar o desenvolvimento da sua empresa, como desgaste, depressão, insegurança, compulsão, entre outros.


Separamos alguns itens que podem auxiliá-lo a obter inteligência emocional em seus negócios. Confira:

- Invista em autoconhecimento: reconhecer o que se sente é o primeiro passo na aprendizagem de como usar suas características em seu favor. Quando sabemos dos nossos pontos mais fracos, nos posicionamos perante a concorrência com maior clareza. Se houver dificuldade nesse processo, não tenha receio em pedir ajuda.

Um coach voltado para a área profissional e um psicólogo podem ajudar na técnica do autoconhecimento e controle das emoções.

- Explore suas habilidades: assim como conhecer suas fraquezas facilita para traçar rumos que o coloquem a frente da sua concorrência, explorar da forma correta suas habilidades irá igualmente trabalhar em seu favor. Nós já falamos um pouco sobre isso quando abordamos a técnica SWOT, lembra? Pois é, hora de encarar o espelho e usar tanto prós quanto contras em seu favor.

-Exercite a empatia: ouvir opiniões diferentes da sua vai fazer com que você se coloque no lugar do outro. Entender e identificar os ensejos dos outros, compreender suas limitações e identificar suas qualidades facilitam os trabalhos em grupo. Todas as pessoas possuem qualidades que se completam, a chave é reunir essas características diferentes de forma adequada e canalizá-las para o interesse comum.

O autoconhecimento auxilia no processo de constante adaptação que o mundo atual requer. Nós da Infocap unimos essa capacidade de se reinventar para trazer o melhor do mercado de TI para corretoras de seguros com a expertise que apenas sólidos 25 anos de trajetória podem conter. Saiba mais sobre como nossos produtos podem auxiliá-lo aqui.

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