Mercado de seguros: otimismo e cautela para 2018



O ano de 2017 foi marcado pelo crescimento no mercado de seguros. No primeiro semestre a arrecadação do setor foi de quase R$ 118bi, número 3,5% maior que o mesmo período de 2016. Já para os últimos seis meses do ano a estimativa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) é de 6,9 a 7,5 por cento sobre 2016.

 

Apesar de menores do que as primeiras prospecções, o cenário é animador para o próximo ano que deve ser impulsionado, assim como em 2017, por fatores externos. Um exemplo, é a recuperação das vendas no varejo de veículos, motos, partes e peças, a redução dos juros e a melhora do crédito, que impactou no crescimento de 5,5%, seguros de automóveis em 2017 e deve manter o ritmo no próximo ano.

 

Para 2018, especialistas da área estimam uma pequena melhora nos números, em relação a 2017. A inflação baixa e continuação do processo de queda das taxas de juros, logo, melhora do crédito. Isto ajuda muito o mercado de seguros. No entanto, traços da instabilidade financeira do país podem deixar essas estimativas – apesar de positivas – mais modestas. Outro ponto que pode influenciar uma pequena instabilidade no setor é a confusão política em volta do ano eleitoral.

 

Sendo assim, classifica-se o próximo ano como um momento de otimismo e cautela ao mesmo tempo: incerto economicamente, mas se reinventando a cada dia com soluções que melhoram o desempenho do setor. Nós da Infocap somos especialistas em soluções de TI para a área de seguros. Conheça nossos produtos e prepare-se para o novo ano.

materiais em destaque

Blog

Tendências do mercado de seguros no Brasil

A era das start-ups trouxe reflexos para várias áreas do mercado brasileiro. ... Continuar Lendo

Blog

Cloud como diferencial estratégico da sua corretora

Não é mais novidade que o armazenamento em nuvem vem conquistando fortemente ... Continuar Lendo

Blog

Bom atendimento como diferencial competitivo

Não é de hoje que viemos mostrando o q... Continuar Lendo

OPS!