Mercado de seguros: otimismo e cautela para 2018



O ano de 2017 foi marcado pelo crescimento no mercado de seguros. No primeiro semestre a arrecadação do setor foi de quase R$ 118bi, número 3,5% maior que o mesmo período de 2016. Já para os últimos seis meses do ano a estimativa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) é de 6,9 a 7,5 por cento sobre 2016.

 

Apesar de menores do que as primeiras prospecções, o cenário é animador para o próximo ano que deve ser impulsionado, assim como em 2017, por fatores externos. Um exemplo, é a recuperação das vendas no varejo de veículos, motos, partes e peças, a redução dos juros e a melhora do crédito, que impactou no crescimento de 5,5%, seguros de automóveis em 2017 e deve manter o ritmo no próximo ano.

 

Para 2018, especialistas da área estimam uma pequena melhora nos números, em relação a 2017. A inflação baixa e continuação do processo de queda das taxas de juros, logo, melhora do crédito. Isto ajuda muito o mercado de seguros. No entanto, traços da instabilidade financeira do país podem deixar essas estimativas – apesar de positivas – mais modestas. Outro ponto que pode influenciar uma pequena instabilidade no setor é a confusão política em volta do ano eleitoral.

 

Sendo assim, classifica-se o próximo ano como um momento de otimismo e cautela ao mesmo tempo: incerto economicamente, mas se reinventando a cada dia com soluções que melhoram o desempenho do setor. Nós da Infocap somos especialistas em soluções de TI para a área de seguros. Conheça nossos produtos e prepare-se para o novo ano.

materiais em destaque

Blog

3 dicas para estar a frente da concorrência

Em tempos de constante mudança e consequente necessidade de reinvenção, fazer... Continuar Lendo

Blog

Mercado de seguros em tempo de “Internet das Coisas”

Uma pesquisa divulgada em 2017 pela World Insurance Report indicou qu... Continuar Lendo

Blog

Orçamento familiar planejado auxilia na aquisição de seguros

Levantamentos da área estimam que o gasto com seguros... Continuar Lendo

OPS!